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Confira 10 dicas de como aumentar o faturamento da sua empresa!

Fique atento, aumentar os preços não é suficiente para aumentar o faturamento de uma empresa – os empresários devem utilizar certas técnicas que melhoram vários aspectos do negócio, incluindo conscientização de mercado, mudanças no processo produtivo, relacionamento com o cliente, etc. 

Pequenas ações muitas vezes podem ter um impacto positivo na renda, mas o empreendedor também deve estar preparado para passos maiores, como a adoção de tendências de mercado e investimentos. 

Quer saber nossas dicas para aumentar o faturamento da sua empresa e melhorar seus resultados? Tenha uma boa leitura! 

Tempo de leitura: 9 min.

Antes de descobrirmos como aumentar o faturamento da empresa, vamos descobrir exatamente qual é o retorno? 

Isso é importante porque muitas pessoas ainda confundem faturamento com lucro

Mas há uma diferença entre esses dois conceitos. O faturamento é a soma dos valores das vendas de uma empresa ao longo de um período de tempo. Com esses valores, o empresário cobre todos os custos de sua empresa, como compras de materiais, impostos, pagamentos de salários, etc. 

Depois de cumprir todas essas obrigações financeiras, o lucro permanece.

Definição explicada, agora é hora de aprender 10 maneiras de  aumentar a receita do seu negócio!

1. Precificar corretamente seu produto ou serviço

 O preço é um dos aspectos mais importantes da receita de uma empresa. Além do custo de fabricação ou compra do produto, você precisa conhecer outros custos relacionados às vendas, como armazenamento, logística, operações comerciais, etc., por um preço adequado. 

Uma boa dica para identificar o preço certo dos produtos ou serviços de sua empresa, é verificar o mercado e o posicionamento da sua marca, buscando identificar os diferenciais relativos a sua concorrência.

Se a proposta for vender produtos ou serviços mais exclusivos, você pode praticar preços mais altos que a média do mercado.

2. Oferecer produtos ou serviços adicionais ao nível que você já oferece. 

Ao oferecer mais produtos e serviços a seus clientes, você conseguirá aumentar seu ticket médio de vendas, além de minimizar as chances dele procurar por itens que você não fornece junto a seu concorrente.

Exemplos:

→ Loja de roupas: além das roupas que são vendidas normalmente, também pode ser oferecido roupas íntimas e acessórios, por exemplo.

→ Loja de animais: além dos produtos principais como a ração, por exemplo, pode ser oferecido brinquedos, acessórios para animais de estimação, além de banho e tosa, por exemplo. 

Desta forma você incentiva o cliente a levar produtos que complementam e melhoram sua experiência com os produtos. No final, todos ganham. 

3. Manter clientes 

Todos sabemos que o processo de conquistar novos clientes não é nada fácil, sendo necessário toda uma estrutura de marketing, venda, etc…

Por esse motivo é extremamente importante que você busque manter seus clientes para garantir que seu custo de aquisição de clientes se mantenha baixo. 

Busque proporcionar a todos seus clientes uma boa experiência, identificando formas de agregar cada vez mais valor a sua experiência de compra e qualidade de seus produtos e serviços.

Invista na retenção, identificando o motivo de perda de seus clientes para aprimorar a qualidade de seu negócio. 

Clientes que já conhecem sua empresa e estão satisfeitos com ela, costumam fazer novas compras e recomendar sua marca para outras pessoas. 

É assim que você aumenta suas vendas, bem como sua renda.

4.  Investir em tecnologia 

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada para quem quer saber como aumentar a receita de sua empresa. No mundo dos negócios, existem muitas soluções tecnológicas que automatizam diversas funções empresariais, como gerenciamento de contas, criação de planilhas, lembretes, etc. 

A automatização permite-lhe usufruir, por exemplo, das seguintes vantagens:  

  • Redução de erros: os processadores não cometem erros matemáticos, de digitação, etc.; 
  • Economia de custos: você reduz custos com impressão, papel, canetas e outros materiais e economiza em trabalho, transferências e viagens (pois muitos documentos são enviados via internet); 
  • Aumento da produtividade: os funcionários podem se concentrar em suas atividades mais importantes, como vendas, contratação, etc.; 
  • Segurança de dados digitais: a tecnologia oferece maior segurança aos arquivos, pois os documentos são digitais e podem ser armazenados em backup (backups) para recuperação em caso de perda; 
  • Melhor tomada de decisão: a tecnologia permite a produção mais rápida de relatórios, tabelas e documentos com informações sobre a empresa; 
  • Melhoria da comunicação: com a ampliação dos canais de comunicação, tanto a comunicação interna (entre colaboradores) quanto a externa (em relação aos clientes).

5. Reduzir custos e despesas

Reduzir os custos e despesas de uma empresa é uma das táticas mais importantes para aumentar a receita. Primeiramente, é importante para quem busca dicas de faturamento entender a diferença entre esses dois termos: 

  • Custos: São custos relacionados à própria atividade de produção, ou seja, necessário para entregar o produto ou serviço ao cliente, por exemplo: materiais, compras para revenda, etc.; 
  • Despesas: despesas administrativas não diretamente relacionadas à produção, como aluguel, material de escritório, salários de equipe administrativa, etc. 

Organize todas as demonstrações financeiras da empresa e identifique aquelas que podem ser cortadas ou reduzidas. 

Uma importante dica que oferecemos é contratar os serviços de contabilidade especializada que irá lhe oferecer serviços que vão ajudar na organização financeira de seu negócio. Uma contabilidade especializada busca sempre acompanhar as inovações do mercado e está sempre atenta às atualizações legislativas e ferramentas de gestão, que são parte fundamental de uma empresa saudável.

6. Se possível, analise sua concorrência 

Conhecer o mercado e os concorrentes pode ser fundamental para aumentar as vendas, desenvolver negócios e tomar as decisões certas. 

A primeira pesquisa que você deve fazer ao buscar dicas para aumentar a receita do seu negócio é o seu mercado de clientes,  que consiste em conhecer seu público-alvo, suas características pessoais, geográficas, poder aquisitivo, comportamento, ideologias, etc. 

Com a ajuda dessas informações, é possível ajustar os produtos e serviços propostos para serem mais atrativos e planejar melhores estratégias de marketing e vendas. 

Ao analisar a concorrência, é recomendável se familiarizar com suas diferenças, formato de atendimento, preços, campanhas de marketing e vendas, etc. 

Assim você conhece o nível de qualidade de seus produtos e serviços, identificando um parâmetro para atingir ou superar. Identifique também quais decisões foram benéficas, bem como aquelas que causaram danos à empresa. Dessa forma, você pode se inspirar nos acertos e também aprender com os erros de outras pessoas.

7. Tenha uma boa estratégia de pós-venda 

Aqui está uma das maiores dicas para aumentar a receita do negócio: 

Obtenha um ótimo serviço pós-venda. 

Esta é uma das maneiras de manter os clientes, você pode fazer isso realizando atividades como: 

  • Criando programas de referência e fidelidade; 
  • Envio de presentes; 
  • Enviará conteúdo baseado em seus interesses; 
  • Prestar um bom serviço técnico; 
  • Oferecer descontos em compras futuras.

8. Gestão de estoque 

Uma gestão de estoque eficaz ajuda a otimizar os custos da empresa. Afinal, possuir produtos parados em estoque é o mesmo que deixar seu dinheiro parado, o que é ruim para a conta da empresa. 

Para investir de forma mais inteligente, entenda quais produtos produzem mais em cada estação e planeje comprá-los de acordo com a demanda do mercado. Ações leves só beneficiam a empresa!

9.  Tenha promoções em execução 

As promoções são uma forma de impulsionar as vendas, especialmente para produtos que estão em seu estoque. 

Portanto, além de aumentar a receita, você também está reduzindo o estoque e, como observamos aqui, essa é uma maneira de equilibrar as contas de sua empresa. 

Para saber quais produtos são oferecidos, é uma boa estratégia construir e analisar a curva ABC da empresa.

10. Capacite seus funcionários, mesmo que sejam poucos 

Os funcionários da empresa são uma das partes mais importantes do desenvolvimento do negócio, pois são responsáveis por atender clientes, produzir materiais ou prestar serviços. 

Por isso é importante ficar atento aos processos de seleção, pois é assim que os melhores talentos são selecionados. 

Mas sua qualificação também é muito importante. Dessa forma, os funcionários permanecem na empresa, direcionam seus esforços para os mesmos objetivos, obtêm mais sinergia e melhor cooperação entre si no desempenho das tarefas do trabalho e desejam coisas boas.

11. Dica Bônus: Conte com nossa ajuda para melhorar os resultados de seu negócio

A Conceittus Contabilidade e Assessoria Empresarial está sempre ao lado do empresário. Cuidamos de toda a burocracia para que você tenha mais tempo livre para investir no aumento do faturamento da sua empresa e no crescimento do seu negócio.

Saiba como nossos serviços de assessoria e consultoria podem ajudar a melhorar os resultados de seu negócio, garantindo a você as ferramentas necessárias para atingir o sucesso esperado por seu negócio!! 

Nossos especialistas estão sempre prontos para tirar todas as suas dúvidas.

Com sede em Lagoa da Prata – Minas Gerais, atendemos toda a região centro-oeste (Japaraíba, Arcos, Bambuí, Iguatama, Formiga, Santo Antônio do Monte, Pedra do Indaiá, Luz, Moema, Bom Despacho, etc…) e demais estados do Brasil através de nossos serviços como contabilidade digital. 

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